FICA A DICA

FILMES E SÉRIES

Suprema

Há algumas semanas a morte de Ruth Bader Ginsburg tomou conta do noticiário. Ela era membro da Suprema Corte americana. Esse filme mostra o seu esforço e a sua luta para se impor em um mundo machista no início da carreira.

Clique para assistir

MILF

Filme divertido sobre três coroas saradas que vão passar férias na praia e se envolvem com três garotões. Pode parecer muito bobo, mas não é. Filme bem construído, bons diálogos e reflete muito bem três possíveis tipos de relacionamento entre mulheres mais velhas e homens mais jovens. A propósito, para quem não sabe MILF significa Mother I would Like to F**k.

Clique para assistir

Borgen

Adorei essa série ficcional que mostra o dia a dia da Primeira Ministra dinamarquesa.  Bem feita e misturando questões pessoais com bastidores e estratégias políticas. O que mais se destaca é a diferença do ambiente político de lá com o do Brasil. Inveja que chama?

Clique para assistir

Escada para o céu: a arte de Cai Guo-Qiang

Eu e o mundo ficamos maravilhados com o espetáculo de abertura das Olímpiadas de Pequim, em especial com os fogos de artifício. Eu ficava me perguntando quem seria o gênio que estava por trás. O nome dele é Cai Guo-Qiang e esse documentário conta a sua história. Cai inaugurou uma nova forma de arte através da utilização de fogos de artifício. Fascinante.

Clique para assistir

GDLK

Ótima pedida para os saudosista, esse documentário mostra os bastidores da evolução da indústria de vídeogames desde a década de 1970 e as pessoas por trás dos seus maiores sucessos.

Clique para assistir

Midnight diner (Dica de Thomaz Assumpção)

Clique para assistir

Axé: canto do povo de um lugar

Que beleza de documentário! Conta toda a história do nascimento e consolidação do Axé. Para mim passou um filme na cabeça com recheado de memória afetiva. Eu vi tudo isso acontecer e marcou minha adolescência e juventude. Tudo começou com um primo que morava em Propriá/SE e trazia para a Barra de São Miguel nas férias as novidades da Bahia, como Luis Caldas e uma banda nova chamada Chiclete com banana. Naquela época o nome não era Axé, mas “Música baiana”. Todos nós odiamos quando rebatizaram de Axé Music, com o óbvio apelo comercial.

Clique para assistir

História secreta do pop brasileiro

Maravilha de série que conta os bastidores profundos da música brasileira entre as décadas de 60 e 80. Mas a beleza do documentário é que ele não retrata os grandes ídolos da música, mas os heróis anônimos. Tem várias passagens interessantes: os brasileiros que cantavam e tinham nome em inglês, as bandas daqui que imitavam artistas estrangeiros, a melhor banda de estúdio, o melhor grupo de coral, o DJ que lançou a Gretchen e o papel das “Domingueiras”.

Clique para assistir

Surdo

Muito boa essa série espanhola ambientada em 1944 onde um guerrilheiro que luta contra o regime de Franco fica surdo com uma explosão e mesmo nessa situação precisa se tornar um fugitivo.

Clique para assistir

Boneca russa

Festejada série onde a protagonista nova-iorquina morre no dia do seu aniversário e sempre retorna à vida na mesma festa.

Clique para assistir

Barão Vermelho: porque que a gente é assim

Ótimo documentário sobre a história do Barão Vermelho. Mostra o início da banda, o sucesso, a estrela do Cazuza e como a banda se reinventou e continuou a ter sucesso mesmo sem ele. Excelente pedida para os saudosistas e para que quer saber como eram os bastidores da banda. Também fica claro porque o Frejat é considerado o gente boa e bom moço do rock brasileiro.

Clique para assistir

Mark Felt, o homem que derrubou a Casa Branca (Prime Vídeo)

Boa história dos bastidores da queda de Richard Nixon devido ao caso Watergate. Mark Felt, Vice-diretor do FBI, foi o famoso Garganta Profunda, responsável pelos vazamentos que mostraram o envolvimento da Casa Branca nesse e em outros escândalos.

Clique para assistir

Encontros e desencontros

Filme de Sofia Coppola com roteiro fora do comum onde um astro americano decadente e em crise de meia idade passa uma semana em Tóquio onde se encontra com uma jovem americana que também está com seus problemas. Eles se unem, se divertem e criam uma relação bonita, única. O filme chega a ser lúdico.

 

Clique para assistir

A batalha das correntes: Edinson x Westinghouse

Conta a corrida entre Thomas Edinson e George Westinghouse, com o envolvimento de Nichola Tesla, para definir o futuro da distribuição de energia do mundo, se com a corrente contínua ou alternada.

 

Clique para assistir

Tali Sharot: O viés otimista

Clique para assistir

Tomaso Buscetta

Cresci nos anos oitenta ouvindo falar de Tomaso Buscetta. Ele fazia parte do imaginário popular naqueles tempos. Um mafioso italiano preso no Brasil que estava sempre na mídia e que chamava atenção pelo nome com duplo sentido. Mas fora isso eu não sabia nada dele. Por isso me interessei por esse documentário que conta a sua história, da sua família e da máfia italiana. Se você viveu esse tempo ou se interessa pelos bastidores da máfia, vá em frente.

Clique para assistir

Miles Davies: Inventor do cool

Maravilha de documentário sobre esse gênio da música. Me chamou a atenção a capacidade de adaptação dele quando percebeu as novas tendências musicais.

Clique para assistir

O mal que eu fiz a Deus

Nessa ótima pedida para relaxar e se divertir, um casal tradicional do interior da França vê suas filhas se casarem com quatro filhos de imigrantes com religiões diferentes dando margem à muita confusão e comédia.

 

Clique para assistir

The looming tower (Amazon Prime)

A série é ótima, baseada em fatos reais, e conta os bastidores da Ascenção da Al Qaeda e das brigas internas entre CIA e FBI que tornaram possível o atentado de 11 de setembro nas Torres Gêmeas.

Clique para assistir

Rudy

Conta a inspiradora história de Rudy Ruettiger, um fã do time de futebol americano da Universidade de Notre Dame que não tinha a altura, a força e nem o talento necessário para fazer parte do time, nem desempenho escolar para ser admitido na tradicional Universidade. Contra tudo e contra todos, ele chegou lá. Grande lição de persistência.

Clique para assistir

Dark

Fiquei fissurado na série, que aparentemente não seria o meu estilo, mas ela é muito envolvente. Conta uma estória sobre viagens no tempo que surpreende. É binge-watch na certa.

Clique para assistir

Fangio - O rei das pistas

Cresci ouvindo falar do grande Juan Manuel Fangio, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Era um mito de eras passadas. Na época os seus cinco títulos mundiais pareciam inalcançáveis. Por isso, adorei poder conhecer um pouco mais de sua vida e de sua trajetória no automobilismo.

Clique para assistir

Mission control: the unsung heroes of Apollo

Nós temos a tendência de valorizar e endeusar os heróis que alcançam grandes feitos, como os astronautas, esquecendo de todos aqueles que tornaram seus feitos possíveis. Nesse documentário, você vai poder conhecer quem estava por trás da Missão Apollo e como lidaram com os seus piores momentos de tensão.

 

Clique para assistir

Um senhor estagiário

Divertido e leve, nesse filme uma startup contrata um estagiário da melhor idade e o resultado é um sucesso. Mostra claramente a importância de unir experiência de vida com o gás da turma mais jovem.

Clique para assistir

Entre vinho e vinagre

Quer relaxar e se divertir? Assista esse filme onde um grupo de amigas se reune no Napa Valley para comemorar o aniversário de 50 anos de uma delas.

Clique para assistir

El Chapo

Mais uma ótima série baseada nos cartéis de drogas mexicanos e colombino. Nessa série ficamos sabendo como El Chapo se transformou de um mero operário do crime no maior traficante de drogas do mundo.

 

Clique para assistir

Gabo: a criação de Gabriel Garcia Marquez

Vale à pena assistir esse documentário sobre um dos maiores escritores que a humanidade já viu. Conta a sua história e como fatos e pessoas reais moldaram seus maravilhosos livros.

Clique para assistir

The Circus

Mais do que mostrar o nascimento e a consolidação do circo como forma de entretenimento, esse documentário mostra a verdadeira revolução que P.T. Barnum e James Bailey fizeram na indústria do show business e na sua logística.

Clique para assistir

Mr. Selfridge

 

Essa série conta a história de como o americano Harry Selfridge praticamente inventou o conceito de lojas de departamentos com a Selfriges de Londres. Narra os altos e baixos de um empreendedor visionário. Boa pedida.

 

Clique para assistir

Bad blood

Ótima série baseada em fatos reais que mostra o submundo da máfia e do tráfico de drogas em Montreal.

 

Clique para assistir

After life

Ótima série britânica com um protagonista mal-humorado, desiludido da vida e com tendências suicidas após a morte da esposa. Com o típico humor britânico, mostra o processo de redescoberta da alegria de viver,

 

Clique para assistir

Sérgio

Conta a história do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, diplomata que foi vítima do atentado à sede da ONU no Iraque. Segundo o filme ele era uma mistura de Indiana Jones com James Bond e era cotado para ser o sucessor de Kofi Annan na ONU.

Clique para assistir

Narcos: Mexico

Menos conhecida do que sua irmã famosa que conta a história dos cartéis de drogas colombianos, esta série é excelente, ótimo entretenimento e de alta qualidade. Ela conta, em suas duas temporadas, os bastidores da formação dos cartéis de drogas mexicanos.

Clique para assistir

Negócio das Arábias


Conta a história de um homem de negócios em dificuldades financeiras que tenta vender um serviço de tecnologia para o monarca saudita. As coisas não saem como o previsto.

Clique para assistir

Quincy

Ótimo documentário para quem gosta de música. Conta a história de Quincy Jones, uma das pessoas mais influentes da música do século XX.

Clique para assistir

O último vice-rei

Conta a história da chegada de Lord Mountbatten como o último Vice-Rei da Índia e o drama da divisão do País entre hindus e muçulmanos, levando à maior migração da história e à criação do Paquistão.

 

Clique para assistir

Jiro Dreams of sushi

Conta a história de Jiro Ono, 85 anos, considerado o melhor sushiman do Japão e de sua busca pelo sushi perfeito. De quebra, ainda trata dos desafios da transição da gestão do restaurante para seu filho.

 

Clique para assistir

First they killed my father (Primeiro eles mataram meu pai)

Conta a história de uma família em meio ao terror do khmer vermelho no Camboja. A disrupção na normalidade da vida, a fuga para o campo, a separação e a sobrevivência em meio a condições sub-humanas e à doutrinação.

Clique para assistir

Fariña

Essa série baseada em fatos reais conta a história de como a região da Galícia se transformou de uma sonolenta região pesqueira na porta de entrada do tráfico de drogas na Europa.

Clique para assistir

Ozark

Série onde um pacato consultor financeiro se revela na verdade ser o responsável pela lavagem de dinheiro de um poderoso cartel de drogas. Sua vida vira do avesso e corre perigo. Ele se muda com a família para as a região do Lago Ozark,  onde tem um plano para recuperar o dinheiro dos traficantes.

Clique para assistir

Inacreditável

Série baseada em fatos reais que conta a história de uma jovem que é estuprada, mas nem a polícia, nem seus pais adotivos acreditam, devido a seu passado instável e seu comportamento após o estupro. De vítima passa a acusada, correndo o risco de ser presa.

Clique para assistir

O levante da páscoa

Ótima série de ficção que tem como pano de fundo a revolta irlandesa na Páscoa de 1916 contra o domínio britânico, um momento crucial para a independência do país anos depois.

Clique para assistir

A guerra do Vietnã

Uma verdadeira aula de história, esse documentário trata com profundidade a história da guerra do Vietnã, desde o domínio francês passando por todas fases da guerra. Quase um livro com imagens, muitas imagens. Me ajudou muito a entender definitivamente o que aconteceu de verdade naquele período, dando espaço para todos os pontos de vista, americanos a favor, americanos contra e vietnamitas do Sul e do Norte.

 

Clique para assistir

The Crown

Ótima série sobre a Rainha Elisabeth II, abordando tanto aspectos pessoais da família real quanto as crises políticas e econômicas do Reino Unido durante o século XX.

Clique para assistir

Estrada sem lei

O outro lado da história de Bonnie e Clyde, esse filme baseado em fatos reais conta a história dos dois ex-policiais que foram responsáveis pela caçada e assassinato da famosa e romantizada dupla de foras da lei.

 

Clique para assistir

22 de julho


Filme sobre os atentados que chocaram a Noruega e o mundo em 2011 quando um homem explodiu bombas em prédios governamentais e assassinou 77 pessoas, sendo 69 crianças e adolescentes que participavam de um acampamento de jovens. Bom filme que narra os acontecimentos, mostra o que se passa na cabeça de um extremista e como a Noruega escolheu lidar com essa crise.

Clique para assistir

O rei da polca

Divertido filme que conta a história real do músico Jan Lewan que atrai seus fãs para um esquema de pirâmide financeira.

Clique para assistir

O método Kominsky

Super indico essa série para quem gosta de humor fino e inteligente. Ela fala sobre como um professor de teatro (Michael Douglas) e um agente de artistas lidam com a terceira idade.

Clique para assistir

Fyre Festival: fiasco no Caribe

O que seria um megaevento em um pedaço do paraíso na terra (mais precisamente na Ilha do Pablo Escobar) acabou se tornando um pesadelo capitaneado por um “empresário” que não conseguiu transformar sua visão em realidade e que vivia em estado de negação da realidade. Vale à pena ser visto pela estória, para saber como não organizar um megaevento e, principalmente, para aprender como promover um evento, produto ou serviço na era dos influenciadores.

Clique para assistir

Clive Davis, nosso ritmo

Clive é um daqueles heróis anônimos. Fiquei muito impressionado com a história dele. Talvez tenha sido uma das pessoas que mais influenciaram a música em todos os tempos. Com 30 minutos do filme, o cara já tinha descoberto ou contratado Janis Joplin, Chicago, Bruce Springteen, Simon and Garfunkel, Steve Tyler, Billy Paul, Patti Smith, Barry Manilow e Billy Joel. Como o filme tem duas horas, você pode imaginar a quantidade de artistas que ele descobriu ao longo da carreira, que está ativa até hoje. Grande nomes, como Whitney Houston, Aretha Franklin, Dionne Warwick, Alicia Keys, Santana, além de ter ajudado a transformar o hip hop na potência comercial que é hoje. A grande lição do filme é que é possível se reinventar constantemente, independentemente da idade.

Clique para assistir

Um bom complemente para quem ler Homo Deus, este filme gira em torno de uma sociedade em um futuro não tão longínquo em que a criminalidade é praticamente zero, mas ao custo do fim da privacidade dos cidadãos, como o governo tendo acesso e controlando os dados das pessoas, que podem ser acessados simplesmente ao olhar para elas. Confesso que deu medo do que nos espera no futuro e que passei a dar muito mais valor à privacidade de dados.

Clique para assistir

Inside Bill’s brain

Documentário sobre a vida de Bill Gates. Vale à pena assistir. Muito bem feito. Destaque para a sua obstinação e foco na criação da Microsoft e na sua luta para resolver alguns dos maiores problemas da humanidade.

 

Clique para assistir

O anjo do Mossad

Filme baseado em fatos reais sobre Ashraf Marwan, genro de Gamal Abdel Nasser, que se tornou um agente duplo do Egito e de Israel. Sua atuação foi crucial para salvar Israel na Guerra do Yom Kippur em 1973.

 

Clique para assistir

Sour Grapes


Documentário sobre o maior falsificador de vinhos da história, frequentador do mundo dos super-ricos de Los Angeles e Nova York e de como aproveitou a bolha dos anos 2000 para vender dezenas de milhões de dólares de alguns dos melhores vinhos do mundo. Todos falsificados.

Clique para assistir

O menino que descobriu o vento


Baseado na história real de um menino de 13 anos do Malawi que salva sua família e seu vilarejo da fome ao construir um moinho de vento após estudar engenharia elétrica na biblioteca de sua escola.

Clique para assistir

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br