FICA A DICA
LIVROS
Nossas noites, Kent Haruf
Livro leve e interessante sobre dois viúvos solitários que decidem se aproximar e quebrar tabus.
O coach de um trilhão de dólares: o manual de liderança do Vale do silício, Eric Schimdt, Jonanthan Rosenberg e Alan Eagle.
Parece auto-ajuda, mas não é. Esse livro, escrito pelo ex- CEO do Google Eric Schimdt, entre outros, conta a história e as lições de vida de Bill Campbell, o legendário conselheiro e coach de grandes nomes do Vale do silício, como Steve Jobs, Larry Page e Sergey Brin, entre muitos outros.
Reviravolta, Jared Diamond
Mais um fantástico livro do Jared Diamond, de quem sou fã. Ele analisa a maneira como sete países enfrentaram e superaram crises. Mas o mais legal é que ele faz isso a partir de um paralelo de como as pessoas também enfrentam e superam crises. Um raro exemplo de livro onde você vai poder aprender sobre gestão de crises pessoais e nacionais, sobre psicologia, política e economia.
Escravidão, Laurentino Gomes
Mais um grande livro do Laurentino Gomes. Dessa vez ele disseca a história da escravidão entre a África e a América, especialmente com o Brasil. Um livro como esse ensina mais do que anos de aulas de história da escola e de notícias na mídia. Com leitura fácil e uma visão isenta de ideologias, o livro vale à pena ser lido para entendermos melhor nossas origens.
Nos bastidores da Pixar, Bill Capodagli e Lynn Jackson
A Pixar é mundialmente celebrada como exemplo de empresa criativa. Esse livro fala sobre como eles conseguiram construir uma cultura única e que foi responsável pelo renascimento da animação.
Próxima parada: marte. Curiosidades sobre a vida no espaço, Mary Roach
Livro interessante mostrando os bastidores da corrida especial com destaque para inúmeras situações do cotidiano que os astronautas têm que lidar. É um livro sobre o componente humano, mundano e prático dos nossos glamorosos heróis. E claro que dificilmente alguém que leia isso vai querer ser astronauta...
A amiga genial, Elena Ferrante
Ouvia falar tanto da Elena Ferrante que resolvi ler um livro dela. No começo achei que não ia durar mais do que algumas páginas, pois o livro era sobre a amizade de duas meninas no sul da Itália. Cheguei a desistir de ler uma vez, mas depois de algum tempo voltei e não consegui mais largar. Excelente literatura e explica todo o frisson em torno dela. Na verdade, não dá nem para dizer se é ela, pois Elena Ferrante é um pseudônimo e ninguém sabe ao certo quem escreve seus livros.
Morte e vida das grandes cidades, Jane Jacobs
Simplesmente o livro mais importante e influente sobre urbanismo e a dinâmica das cidades. Leitura obrigatória para todos que se interessem pelo tema.
Pense magro, Judith Beck
Não, não é livro de autoajuda, nem vende facilidade. Parte do princípio de que o problema está na mente e não na comida. Esse livro foi escrito por Judith Beck, filha de Aaron Beck, fundador da Terapia Cognitivo-Comportamental. Nele os conceitos da TCC são aplicados para quem quer perder peso. Se estiver lutando contra a balança, recomendo fortemente.
Uma curva no rio, V. S. Naipaul
Grande livro desse ganhador do Prêmio Nobel de literatura onde ele narra a história de um emigrante indiano no coração da África. Através da visão do personagem principal, o livro mostra as mudanças no dia-a-dia de uma cidade do interior africano, em especial após a subida ao poder um ditador.
Todos os homens do Kremlin
Sempre li superficialmente as notícias sobre como Vladimir Putin se tornou um novo Czar, centralizando o poder e perseguindo inimigos, mas não sabia maiores detalhes do ambiente político da Rússia. Por isso me interessei por esse livro que narra os bastidores da ascensão e consolidação do poder de Putin. O foco do livro se concentra em apresentar os homens fortes do Governo Putin, as disputas de poder entre eles, a intervenção russa nos países vizinhos e a sua relação tumultuada com o ocidente.
O espião e o traidor, Ben Macintyre
Você quer saber os bastidores do mundo da espionagem? Então esse livro é para você. Nem parece que é um livro de não-ficção. Um verdadeiro thriller de espionagem com a diferença que conta a história real de um agente da KGB que virou espião da Inglaterra e com isso influenciou os rumos da política internacional.
Sidarta, Herman Hesse
Nesse livro, Herman Hesse conta a história de Sidarta, uma pessoa iluminada que vive na mesma época do outro Sidarta famoso, o Budha. Os seus caminhos se cruzam, mas ambos alcançam o nirvana por caminhos distintos. O nosso Sidarta rejeita dogmas e encontra a iluminação dentro de si e do que faz sentido para ele.
Hitmakers - Como nascem as tendências, Derek Thompson (Dica de Abílio Almeida)
O poder do agora, Echart Tolle (Dica de Viviane Tradler)
O triunfo da cidade, Edward Glaeser (Dica de Viviane Tradler)
21 questões para o século XXI, Yuval Noah Harari (Dica de Thomaz Assumpção)
CPTED – Crime Prevention Through Eviromental Design, Lawarante Fennelly e Timothy Crowe (Dica de Eytan Magal)
Falando com estranhos, Malcon Gladwell (Dica de Eytan Magal)
Como morrem as democracias, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (Dica de Théo F. von Atzingen Sasse)
Conto da ilha desconhecida, José Saramago (Dica de Paula Peixoto)
Devo não nego, pago quando puder, Miguel Abuhab (Dica de Carlos Alberto Campilongo Camargo)
Nos bastidores da Mckinsey: A história e a influência da consultoria mais admirada do mundo, Duff Mcdonald
O próprio título é autoexplicativo. Conta a história e os bastidores da principal e mais celebrada empresa de consultoria do mundo. Excelente pedida para quem interesse no mundo dos negócios e de gestão.
A fórmula da felicidade, Mo Gawdat
Mo era um alto executivo do Google, muito bem-sucedido, quando seu filho morreu repentinamente. Ele iniciou uma busca sobre o significado da felicidade e fez um resumo de suas conclusões nesse livro. O livro é muito bom, em especial nas lições sobre como superar momentos difíceis.
Unknown pleasures, Peter Hook
Apesar do nome em inglês, o livro está traduzido para o português. Adorei ler e conhecer os bastidores do Joy Division. E o melhor é saber dos detalhes por quem viveu de dentro a história e não através de historiadores que lêem jornais e entrevistam os conhecidos. Ian Curtis realmente era um gênio da música e das letras e fico imaginando o que teria nos deixado se não tivesse tirado a sua vida tão cedo. Mas a mágica de uma banda não é feita por apenas uma pessoa. A mágica verdadeira acontece quando quatro jovens com esse nível de talento têm a sorte de morar no mesmo lugar, de se conhecer e de conseguir mudar a história da música. No caso do Hooky, Bernard e Stephen, eles mudaram a história da música duas vezes, com o Joy Division e com o New Order.
Salve-se quem puder, Edward Chancellor
Mais uma dica de leitura sobre especulação e bolhas no mercado financeiro. Acho uma leitura muito oportuna para quem quiser entender e lidar com o período de euforia que teremos pela frente.
Só garotos, Patti Smith
Autobiografia da cantora Patti Smith mostrando suas andanças pelo submundo da cultura nova-iorquina do final dos anos 60 e início dos anos 70 e de como ela acabou se transformando em cantora. Tem como pano de fundo a sua história de amor e amizade com o artista Robert Mapplethorpe. Para mim é mais uma prova da importância de você estar no lugar certo e na hora certa e ter os relacionamentos certos.
Rafa: minha história
Sou um grande fã do Rafael Nadal, menos pelas suas conquistas e mais pela sua garra e caráter. E isso só ficou reforçado depois de ler a biografia dele.
Livre, Cheryl Strayed
Cheryl é uma personalidade nos EUA. Ela escreveu por anos uma das mais populares colunas de aconselhamento do País. Coisa fina, longe de ser piégas. Esse livro foi número 1 por várias semanas na lista de best sellers do New York Times e narra as dores da perda da mãe, a desestruturação da família e a jornada de seu reencontro com a vida, caminhando por uma trilha de 1.600 quilômetros do deserto do Mojave até o estado de Washington.
3000 dias no bunker, Guilherme Fiúza
Esse livro narra os bastidores da criação do Plano Real, seus protagonistas, os desafios e os ambientes político e econômico da época.
Fundação, Isaac Asimov
Um dos maiores clássicos de ficção científica de todos os tempos. Li a trilogia de uma tirada só. A série narra a ascensão e a queda de um império intergaláctico que é prevista por uma nova ciência: a Psico-história, que unindo a sociologia e a matemática consegue prever o futuro.
Roberto Marinho: O poder está no ar, Leonêncio Nossa
Ótima biografia do Roberto Marinho, bem completa e que narra toda a história da família e do Grupo Globo. Tenta não ser totalmente chapa branca e consegue nos dar uma visão melhor dos bastidores da sua história.
Agilidade emocional, Susan David
Mais um exemplo de livro que faz um excelente resumo do conhecimento científico acumulado sobre inteligência emocional e felicidade e o traduz em linguagem acessível a qualquer pessoa. Mais um livro para a lista de “Manuais da vida”.
Como chegar ao sim com você mesmo, William Ury
Mais um da galeria dos clássicos das Soft Skills. William Ury é o maior especialista em negociações do mundo. Nesse livro, além de nos ensinar sobre como negociar com os outros, ele nos ensina a como lidar com nós mesmo para que consigamos ter sucesso no relacionamento com terceiros.
A força boa do lado obscuro, Todd B. Kashdan e Robert Biswas-Diener
Excelente livro que mostra como as emoções negativas, como medo, tristeza e raiva, têm um importante papel a desempenhar em nossas vidas e que devemos utiliza-las a nosso favor e fugir um pouco da tirania das emoções positivas.
Bad blood: fraude bilionária no Vale do Silício
A impressionante história da maior fraude corporativa da história do Vale do Silício. A super carismática Elisabeth Holmes, que seria para muitos a versão feminina do Steve Jobs, enganou alguns dos maiores investidores e líderes americanos com a promessa de que sua empresa, a Theranos, iria fazer testes de sangue mais eficientes, baratos e rápidos. A maior lição para mim é de que quando uma pessoa quer acreditar, nenhuma evidência em contrário é suficiente.
Princípios, Ray Dalio
Nesse livro o aclamado gestor de recursos Ray Dalio resume as suas principiais lições de vida transformando-as em princípios a serem utilizados por qualquer um na hora de tomar decisões.
A casa no lago: uma história da Alemanha, Thomas Harding
Ótimo livro que conta a história da Alemanha através da história de uma casa na beira de um lago e das pessoas que moraram nela durante 100 anos. Conhecemos o dia a dia dessas pessoas e como eventos históricos, como as guerras e o Muro de Berlim, afetou a vida dos alemães.
Sem cortes, Cláudio Galeazzi
Em tempos de crise é sempre bom aprender com a experiência de vida do mais renomado reestruturador de empresas do Brasil, acostumado a transformar empresas em crise e a dar a volta por cima.
Tudo ou nada, Malu Gaspar
Excelente biografia do Eike Batista onde os bastidores de sua história de vida e de sua ascensão e queda são contados em detalhes. É uma leitura ao mesmo tempo esclarecedora e profilática.
Agassi
Excelente autobiografia do Andre Agassi onde ele conta que odiava jogar tênis, os infernos pelos quais passou e a fantástica história de superação não só como esportista, mas como ser humano. Definitivamente não é somente para adoradores de tênis.
Ganhar de lavada, Scott Adams
Esse livro é do famoso cartunista criador da tirinha Dilbert. Ele foi o primeiro a prever a vitória do Trump e nesse livro ele explica os mecanismos, que muita gente ainda não percebeu, utilizados tanto por Trump quanto por Bolsonaro para influenciar as pessoas. Mais do que um livro sobre política, esse é um livro sobre persuasão, sobre como os seres humanos são mais emocionais do que racionais e sobre como essas mesmas técnicas podem ser utilizadas em qualquer outra situação além da política. Leia para entender ou para se proteger.
Os Inovadores
Fascinante livro que conta a história das pessoas, empresas e tecnologias por trás dessas grandes conquistas da humanidade, o computador e a internet.
Armas, germes e aço, Jared Diamond
Em época de pandemia é sempre interessante entender o papel que as doenças tiveram na evolução da humanidade. Nesse livro já clássico, Jared Diamond demonstra o quanto a evolução da humanidade foi afetada também pela geografia, pelo meio-ambiente, pela tecnologia e pelas armas.
A dupla hélice: como descobri a estrutura do DNA, James D. Watson
Um tipo raro de livro, onde James Watson conta os bastidores da descoberta da estrutura do DNA em uma linguagem leve e com ritmo de romance.
Servidão humana, W. Somerset Maugham
Hoje eu vou indicar um livro que eu nunca consegui ler. Estranho, né? Já tentei ler Servidão Humana de Somerset Maugham algumas vezes, mas ele é tão bem escrito e descreve tão bem o processo de humilhação e perda de dignidade do personagem que eu simplesmente não consigo passar de determinado ponto do livro. A angústia não deixa. O livro é uma obra prima, um clássico imortal e por isso eu indico para quem quer ter um encontro com a genialidade.
Império, Niall Ferguson
Se você gosta de história, deve estar familiarizado com o trabalho de Niall Ferguson. Nesse livro, ele narra a história do Império Britânico, sua ascensão e queda, bem como o legado que ele deixou para o mundo.
Jony Ive, o gênio por trás dos grandes produtos da Apple
Você está cansado de ouvir sobre a genialidade de Steve Jobs. Agora é a hora de conhecer o outro grande responsável pelo sucesso da Apple. Jony Ive foi o designer responsável por produtos como IMac, IPod, IPhone, IPad e muitos outros. Suas inovações e linhas clean mudaram o design gráfico e o mercado de bens de consumo.
Asiáticos podres de rico, Kevin Kwan
Uma ótima pedida para relaxar, esse livro ficcional narra a vida da alta sociedade asiática.
Dias bárbaros: uma vida no surfe, William Finnegan
Depois de ler esse livro você nunca mais var ver o surfe com os mesmos olhos. Na verdade, muito mais do que um livro sobre o surfe, essa é uma autobiografia ganhadora do Prêmio Pullitzer que, apesar de contar as andanças ao redor do mundo em busca das ondas perfeitas, conta estórias saborosas e descortina um mundo diferente do que conhecemos.
O projeto desfazer, Michael Lewis
Bela surpresa a descoberta desse livro que é uma biografia da amizade entre os psicólogos Daniel Kahneman e Amos Tvesrky e de como ela mudou a compreensão da mente humana, dando origem à economia comportamental. Leitura leve, boa para quem gosta de biografias e quer ter boa porta de entrada para a psicologia.
O poder dos quietos, Susan Cain
Um grande clássico, esse livro me influenciou enormemente. A grande maioria das pessoas acha que eu sou extrovertido, mas eu sou muito introvertido, praticamente sem vida social. Esse livro me ajudou não só a entender melhor a introversão, mas principalmente me ensinou suas vantagens. É um livro fundamental, por exemplo, para quem acha que seu filho tem que ser extrovertido e sociável para ter sucesso na vida. Vai ver que existe outro caminho.
O homem que amava cachorros, Leonardo Padura
Literatura de primeira qualidade, aclamado internacionalmente, esse livro oferece uma mistura de realismo histórico e ficção para contar a história do assassinato de Trotsky por Ramón Mercader, mostrando o lado humano tanto de um quanto de outro, além de retratar a cotidiano de Cuba e o pano de fundo da política internacional daquela época.
O último sopro de vida, Paul Kalanithi
É uma autobiografia no neurocirurgião Paul Kalanithi onde ele narra a reviravolta em sua vida. Em um momento ele era o médico brilhante e com uma grande carreira pela frente, acostumado a salvar vidas. No momento seguinte, ele é o paciente de um câncer incurável, lutando pela vida e refletindo sobre suas escolhas.
A menina da montanha
-
Este foi um dos dois melhores livros que li em 2019.
-
Foi eleito o livro do ano (2018) pela Amazon. Escolhido como um dos livros do ano pelo Bill Gates e indicado pelo ex-presidente americano Barack Obama, além de figurar entre a lista dos mais vendidos do NYT.
Acho que com essas credenciais você pode partir diretamente para comprar esse belo livro. Ele é a autobiografia de Tara Westover que cresceu no interior de Idaho em uma família de lunáticos. Ela não podia tomar remédios ou ir a hospitais e nunca foi para a escola, mas acabou em Harvard e Cambridge. Grande história de superação, do poder da educação e da dificuldade de se cortar laços com parentes mesmo quando não lhe fazem bem.
História da sua vida e outros contos, Ted Chiang
Ted Chiang é um dos mais festejados escritores de ficção científica da atualidade, ganhador de diversos prêmios importantes da literatura. Este livro reune oito dos seus quinze contos, inclusive o conto que inspirou o filme “A Chegada”. Ele escreve estórias surpreendentes, repletas de imaginação e com um impressionante conhecimento técnico dos assuntos que aborda. Excelente opção de leitura para o fim de ano.
As armas da persuasão, Robert Cialdini
Mais um livro da biblioteca básica de como entender o funcionamento das pessoas e do mundo. Nesse livro, que já virou um clássico, Cialdini nos apresenta aos princípios psicológicos por trás da persuasão e nos ensina as técnicas que podem ser usadas para persuadir outras pessoas, bem como para nos proteger de quem quiser as utilizar contra nós.
A fantástica vida breve de Oscar Wao, Junot Diaz
Vencedor do prêmio Pulitzer de ficção, esse livro é uma delícia de ler. Conta a história de Oscar, um nerd obeso de origem dominicana e relata tanto o cotidiano americano quanto principalmente da República Dominica, incluindo seu passado, histórias fantásticas e a ditadura pela qual passou. Ótima pedida para quem quer relaxar.
Hábitos atômicos, James Clear
Belíssimo livro sobre como criar bons hábitos, combater os maus e consolidar as mudanças em sua vida. Impossível tentar explicar como esse livro pode ser útil. Foi fundamental para mim.
Manias, pânicos e crashes: Um histórico das crises financeiras, Charles P. Kindleberg
Mais um livro que me marcou. Li ele a uns 20 anos e foi fundamental para eu entender o funcionamento das bolhas especulativas e crises financeiras, além do comportamento irracional das pessoas. Leitura fácil e agradável, foi eleito pelo Financial Times um dos 10 melhores livros de economia. Leitura fundamental no momento em que estamos entrando em mais um ciclo de euforia no Brasil.
Ah se eu soubesse..., Richard Edler
Li esse livro em 1998 e ele mudou a minha vida. O autor entrevistou várias personalidades de sucesso e perguntou a ela o que gostariam de saber 25 anos atrás. Existem muitas respostas interessante, mas lembro que sempre surgia uma resposta que me chamou a atenção: eu teria me dedicado mais à minha família. Naquele momento eu tomei a decisão de que não teria esse arrependimento. Toda a minha vida desde então foi baseada nesse pilar de dedicação à família. Mesmo nos períodos mais turbulentos, quando não tinha tempo e os negócios exigiam demais, eu podia não dedicar quantidade, mas dedicava qualidade de tempo. Hoje tenho a felicidade de me orgulhar de ter conseguido constituir uma família saudável e nenhum pingo de arrependimento me afeta. Sugiro a leitura para aprender com os erros dos outros e evita-los em sua vida.
Os jogadores: Dinheiro, sexo e bossa nova no coração do mercado financeiro, Vinicius Pinheiro
No momento em que vamos iniciar um novo ciclo de excesso de liquidez, vale muito à pena ler esse romance sobre os bastidores e excessos do mercado financeiro, mais especificamente dos bancos de investimentos e da Faria Lima, na década passada. Acreditem: dessa vez não vai ser diferente.
Um trabalho para amar” - The School of life
Na era do propósito, esse livro que pode lhe ajudar a tomar decisões sobre sua carreira, dando desde uma perspectiva histórica da nossa relação com o trabalho até dicas práticas de como escolher melhor nossa profissão. Se você está querendo escolher uma carreira ou muda-la, esse livro pode lhe ajudar.
Homo Deus: Uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari
Um bom complemento para quem ler Homo Deus, este filme gira em torno de uma sociedade em um futuro não tão longínquo em que a criminalidade é praticamente zero, mas ao custo do fim da privacidade dos cidadãos, como o governo tendo acesso e controlando os dados das pessoas, que podem ser acessados simplesmente ao olhar para elas. Confesso que deu medo do que nos espera no futuro e que passei a dar muito mais valor à privacidade de dados.
O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz
Sem sombra de dúvidas o melhor livro sobre os problemas que os empreendedores enfrentam no dia a dia e como devem encará-los e superá-los. Nada de teoria. Só prática. Não é voltado para grandes empresas, mas para pequenas e médias empresas. Leia para saber que você não está sozinho com seus problemas e angústias.
O que faz o amor durar: como construir confiança e evitar traição, John Gottman
Considerado um dos maiores especialistas do mundo em relacionamentos, John Gottman explica nesse livro como se construir um relacionamento duradouro e sadio e como reconstruir relacionamentos abalados.
Como lidar com as preocupações: sete passos para impedir que elas tomem conta de você, Robert L. Leahy
Este livro é o guia definitivo para quem quer entender, saber como lidar e superar as preocupações e ansiedade. Faz parte da série “sua leitura deveria ser obrigatória.”
O mundo se despedaça
Fascinante narrativa da vida tribal no interior da África e o do impacto da chegada dos homens brancos na estrutura social local.
Garra, Angela Duckworth
Para mim esse livro é praticamente um manual de como encarar a vida, reunindo conhecimento científico de várias fontes sobre como superar obstáculos, aprender a ter garra e resiliência, ter uma vida com significado, como ser bem-sucedido e até como criar nossos filhos. Sua leitura deveria ser obrigatória.
Dar e receber, Adam Grant
Livro fantástico que teve um significado especial para mim, pois me identifiquei com a teoria central do livro, de que as pessoas mais bem-sucedidas são também os mais generosos, aqueles que doam sem esperar nada em troca e que gostam genuinamente de ajudar os outros. O livro acaba com o mito do mundo dos negócios de que para vencer você deve ser egoísta, não dividir seus conhecimentos e que deve praticar o jogo do toma lá da cá. Ajudou a explicar muito do sucesso que alcancei como líder.