25 dicas para criar conteúdo online

Atualizado: Jun 22

No último artigo, eu escrevi sobre a minha experiência de produzir conteúdo online, falando sobre meus motivos, como me organizo e compatibilizo com minhas outras atribuições.


Algumas pessoas ficaram interessadas e me pediram mais dicas e resolvi escrever esse texto com informações práticas para qualquer pessoa que queira escrever textos, publica-los e distribuí-los online e, com isso, construir sua audiência.


Aqui vão elas:


1. Todo texto deve ser útil e agregar valor para quem lê. Tenha isso sempre em mente.

2. Existem dois caminhos: escrever obsessivamente sobre um tópico e ser visto como um especialista ou escrever sobre uma gama de tópicos, conectando-os e obtendo uma perspectiva única. Como bom generalista, sigo o segundo.

3. A quantidade faz o gênio. A quantidade é que faz a qualidade. Seja prolífico que o resultado chegará.

4. Leia o texto em voz alta. A qualidade do texto está diretamente ligada a como ele soaria se fosse falado e não escrito. Evite escrever palavras e sentenças que você não usaria em uma conversa.

5. Escreva pelo menos 10 alternativas de títulos antes de escolher um.

6. Tente escrever sobre assuntos que geralmente não são encontrados facilmente, nem ensinados de maneira tradicional.

7. Escreva sobre um nicho ou algo que ninguém mais esteja escrevendo a respeito. Isso, por incrível que pareça, ajuda a criar uma audiência grande e um sentimento de tribo.

8. Seja objetivo, sem floreios e sem palavras desnecessárias

9. Não fale para agradar os outros, ou sobre os que os outros estão escrevendo, nem sobre o que está na moda. Fale sobre o que você tem interesse e sobre o que você gostaria de ler.

10. Pense como uma startup: qual problema precisa ser resolvido? Sobre qual assunto as pessoas gostariam de ler?

11. Se tiver alguma passagem que não esteja redonda e que esteja lhe incomodando, trabalhe nela até ficar boa ou a exclua.

12. Coloque sua perspectiva pessoal nos textos.

13. Se o assunto for importante para você, certamente também será para outras pessoas.

14. Escreva a primeira versão e volte a ela algumas semanas depois para revisa-la. Nunca publique de imediato.

15. Contextualize os assuntos com estórias que se passaram com você ou que você tenha conhecimento.

16. Prefira se comunicar com sua audiência através de newsletter e do seu site, nunca através de sites de terceiros, como Medium. É mais difícil e leva mais tempo, mas é a melhor estratégia para “ser dono” de sua audiência, gerar fluxo em seu site e não ficar exposto a mudanças de política e até mesmo o fechamento de sites de terceiros.

17. É fundamental criar sua lista de e-mails.

18. Se não souber por onde começar, faça resumos de livros ou artigos acadêmicos.

19. Fale sobre algo ou crie algo que você gostaria que existisse. Use a sua intuição.

20. Ensine coisas que você gosta e domina.

21. Tente criar conteúdo que não envelheça.

22. Apesar de eu não fazer isso ainda (Lembre que isso é meio que um hobby para mim), utilize as técnicas marketing de conteúdo e SEO.

23. Escreva parágrafos curtos.

24. Ter alguns artigos prontos faz com que você não tenha a pressão de deadlines e possa se dedicar a melhorar os detalhes dos textos.

25. Escreva algo que uma boa quantidade de pessoas não saiba.


Além disso, tenha em mente que ao produzir conteúdo online você terá uma série de benefícios online:


· Você vai se aproximar de pessoas que pensam como você e que têm interesses em comum.

· Você vai encontrar e ter acesso a pessoas interessantes.

· É um excelente marketing pessoal.

· Você não precisa de autorização de ninguém para começar.




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