A arte de se reinventar

Atualizado: Jun 22

Eu já me inventei e reinventei várias vezes. Formado em administração e em marketing, comecei a vida fazendo calçadas (Isso mesmo). Depois fui empreiteiro de obras públicas. Odiava o que fazia. Passei sete anos planejando minha saída desse ramo. Tudo me amarrava, difícil cortar o cordão umbilical mas sabia o que queria e, especialmente, o que não queria. Trabalhei para construir meu novo futuro.

Depois fui construtor, incorporador e loteador, todas dentro do guarda chuva de construção civil e imobiliário, mas cada segmento com características totalmente distintas.

Virei líder institucional, passando pelo Sinduscon/AL, Ademi/AL e, finalmente, pela ADIT. Me aventurei no magnífico mundo da hotelaria e hospitalidade, tornando-me dono de resort. Daí foi um passo para criar meu clube de férias, hoje com milhares de clientes.

Agora estou me reinventando novamente, com a criação da Matx Academy, onde me dedico a cumprir o meu chamado de disseminar conhecimento de qualidade que (1) não seja ensinado nas escolas e universidades, (2) que tenha aplicação prática, (3) que disrupte a educação formal, (4) que una as pessoas e gere relacionamentos profundos.

E para fechar com chave de ouro ainda virei podcaster! 

Se você ver bem, cada uma dessas “personas” do Felipe exigia habilidades diferentes das anteriores, apesar da experiência de vida vir junto.


E o que quero dizer com isso tudo?

Quero dizer que muitas vezes achamos que mudar é a exceção, mas na verdade ficar estático é que é a exceção.

Se você analisar, a maioria das pessoas não pratica hoje a mesma atividade profissional do seu início de carreira e não segue a profissão na qual se formou.

Quero incentivar você a mudar de vida, traçar objetivos mais de acordo com quem você é hoje e com quem você quer ser no futuro e não de acordo com quem você era a 10 anos.

Não precisa dar grandes passos, arriscados. Pode começar devagar, mas comece. Construa seu futuro em paralelo com suas atividades atuais. Gaste 5% do seu tempo nesse futuro. Aproveite as noites e finais de semana. O importante é definir onde você quer ir e começar a caminhada.

Isso é muito parecido com o conceito de pivotar, muito comum nas startups, que é quando a startup começa com base em alguma tese, produto, serviço ou mercado, mas que com a evolução das coisas percebe que não vai funcionar, mas que existem outros produtos, serviços ou mercado a explorar que inicialmente eles não tinham percebido.

É isso, pivote-se!

Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas não só viverão mais, como viverão muito melhor e produtivamente.

Pergunto: o que são um, dois, três ou quatro anos gastos para fazer uma nova faculdade ou curso de especialização dentro de um expetativa de vida de 85 anos? Você não precisa fazer isso somente aos 18 anos. Pode fazer aos 30, 40, 50, 60 ou 70 anos. Ainda vai ter muita vida pela frente.

Olhe pro lado e veja quantas coisas legais você pode aprender em apenas quatro meses: fotografia, marketing digital, design, edição, malabarismo, stand up comedy, kite surf, e por ai vai...

Pois é, amigos, reinvente-se não enquanto é tempo, mas por que você tem tempo.


16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br