Ao ficar mais velho, o que tem ficado mais e menos importante para você?

Atualizado: 22 de Jun de 2020

Essa foi a pergunta que fiz aos participantes do Mastermind de Multipropriedades e Timeshare na semana passada.


E ao iniciar já brinquei dizendo que os últimos não teriam muito o que falar, pois acreditava que os pontos iriam se repetir, o que realmente acabou acontecendo.

É impressionante como as questões que valorizamos com o passar do tempo se parecem muito, independentemente de gênero, local onde vive ou perfil socioeconômico das pessoas.


Essas são as coisas que meus colegas elencaram como aquelas que têm ficado mais importantes com o passar do tempo:


A campeã disparada é sempre se dedicar mais à família e aos amigos.Focar mais em “ser” do que em “ter”.Ser feliz em vez de ter razão.Foco em se realizar.Fazer coisas que tem prazer.Ajudar as pessoas.EnsinarSer mais seletivo.Gerenciar melhor o tempo.


Já esses foram os pontos que têm ficado menos importante com o passar do tempo:

Gerenciar e viver a vida dos outros, especialmente familiares, quase sempre filhos.Se preocupar com o que as pessoas pensam a seu respeito.Ficar longe de intrigas.Aquisição de bens materiais.Necessidade de se provar e de “se amostrar” para terceiros.VaidadeMenos foco na “fachada” e mais na essência.


Percebam a sabedoria dessas palavras. Esses pontos são praticamente um manual de como viver uma vida com significado. E fica claro que não é preciso ser filósofo, psicólogo ou nenhum sábio iluminado para saber disso.


Certamente as pessoas que seguissem essas dicas desde cedo certamente teriam vidas mais estruturadas, mais paz de espírito e seriam realizadas, sem arrependimentos ao final da vida.


Então fica a pergunta, porque tão poucas pessoas conseguem seguir essas diretrizes de vida?


Porque precisamos passar por momentos tão difíceis, fazer tanta coisa errada, para somente muito mais tarde aprenderemos o óbvio e nos arrependermos?


Porque isso não é ensinado nas escolas e faculdades em vez delas nos ensinarem uma série de assuntos que nunca terão utilidade em nossas vidas?


Porque os pais não ensinam isso aos filhos?


Porque tantos adultos nunca seguem esses conselhos?


Porque você não começa hoje a seguir esses conselhos?



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reflexões sobre o sucesso

Durante a maior parte da minha vida eu achei que sucesso estava relacionado aos negócios e à grana. Só recentemente comecei a entender e incorporar o conceito de que a vida de qualquer um de nós é rep

Um manual para ajudar você a lidar com crises

“Nunca desperdice uma boa crise. ” - Winston Churchill Sempre me chamou atenção o fato de que as crises são uma constante em nossas vidas e na humanidade, mas aparentemente não existe uma maneira únic

Minha experiência com a COVID

No primeiro dia apareceu uma pequena coceira na garganta. Muito incipiente e distante. Esse é o típico momento onde a gente fica sem saber se tem alguma coisa ou se é paranoia. Era muito leve e fiquei