Aprenda a reagir às alegrias e conquistas das pessoas que você gosta

Poucas coisas são mais frustrantes do que estar feliz por uma conquista ou algo positivo que aconteceu com você e ao contar para alguém, essa pessoa não dar atenção ou até mesmo fazer comentários depreciativos e desvalorizar o seu momento.


Muito tem se estudado acerca de como lidar com momentos difíceis nos relacionamentos ou sobre como estar presente quando alguém que amamos precisa de ajuda, mas pouco se tem falado sobre o oposto: como agir quando as coisas estão dando certo para a pessoa de quem você gosta e ela quer dividir isso com você.


Pode parecer bobagem, mas não é. Todos nós já tivemos inúmeros momentos assim. Estamos todos animados e excitados e quando vamos contar para alguém a nossa conquista, essa pessoa não presta atenção ou desmerece.


Quando a gente antecipa ou prevê que teremos uma resposta negativa ou rejeição ao dividir algo positivo com alguém, nós simplesmente preferimos não falar. Isso claramente traz um efeito negativo muito forte para qualquer relacionamento. Não poder dividir as coisas boas da vida com alguém enfraquece a relação. Ao contrário, a capacidade de dividir o sucesso com o seu parceiro contribui enormemente para o bem-estar e o fortalecimento de um relacionamento.


Além disso, está provado cientificamente que falar sobre algo positivo para alguém é tão satisfatório quando o evento positivo em si. O nome científico disso é Capitalização, ou seja, falar para os outros sobre os eventos positivos da nossa vida.


A pesquisadora Shelly Gable pesquisou esse assunto e chegou à conclusão de que existem quatro tipos de padrões de resposta para quem divide conosco algo positivo.


A Resposta Construtiva Ativa é a melhor de todas. Ela acontece quando a pessoa que responde demonstra interesse, entusiasmo e suporte. Ela é uma multiplicadora de alegria e as pessoas largam o que estão fazendo, se viram em direção, olham nos olhos de quem está dividindo a notícia, fazem perguntas, demonstram interesse e parabenizam. O resultado é que ambos acabam se sentindo mais felizes e próximos e a pessoa que falou a notícia boa se sente valorizada e querida. Esse tipo de resposta fortalece os relacionamentos.


Já na Resposta Construtiva Ativa a pessoa responde positivamente, mas sem entusiasmo ou interesse. Um tipo é quando a pessoa está no celular e a outra chega animada e dizemos “que legal”, “ok”, mas a linguagem corporal não presta atenção e a pessoa continua focada no celular. O outro tipo é quando o pai chega em casa cansado e o filho bem todo feliz dividir alguma conquista e o pai fala “agora não filho, vou tomar um banho e volte daqui a 20 minutos”. O problema é que geralmente o filho não volta em 20 minutos e mesmo que o pai o procure a alegria e o estado de espirito já não são mais o mesmo.


Na Resposta Destrutiva Ativa, por sua vez, a pessoa responde apontando para possíveis implicações negativas, preocupações e problemas que aquela notícia pode trazer. A pessoa se engaja na conversa, mas sem espelhar a alegria e excitação de quem traz a notícia. Algumas vezes a pessoa faz isso para tentar ajudar, evitar desapontamentos, apontar coisas que lhe preocupam, mas acaba machucando a relação. Um caso clássico é quando alguém tem uma promoção e o conjugue aponta o fato que provavelmente isso afastará a pessoa ainda mais de casa ou aponta que vai trazer mais trabalho do que dinheiro.


Por fim, temos a Resposta Destrutiva Passiva que acontece quando a pessoa chega com alguma notícia positiva e o outro não dá muita importância ou atenção e muda o assunto para algo que lhe interessa. Em vez de se colocar o holofote na experiência positiva e na pessoa que a está trazendo, a pessoa coloca em si mesmo e em alguma experiência positiva sua. Isso acontece porque a pessoa fica excitado para também dividir uma notícia positiva, porque ficam com inveja ou apenas por desinteresse.


Desses quatro tipos de respostas a Construtiva Ativa é que traz o melhor impacto para a qualidade dos relacionamentos. Faz a pessoa se sentir ouvia e valorizada e valida a importância dela para a pessoa com quem está dividindo a notícia. Esse tipo de resposta produz confiança e intimidade e é fundamental para o sucesso de uma relação.


Eu tenho o maior cuidado do mundo em não estragar os momentos positivos que as pessoas dividem comigo. Dentro de casa, já dei feedback para minha esposa sobre como eu me sentia quando ela não demonstrava interesse em conquistas e notícias positivas minhas e hoje em dia é muito raro acontecer de um de nós cortar o barato do outro. E quando isso acontece, de imediato nós mesmo percebemos ou o outro dá o feedback.


Para o caso de você que está lendo tiver interesse em melhorar se estilo de resposta, listo a seguir algumas dicas:

· Um fato interessante é que geralmente quando um conjugue divide uma boa notícia com o outro, este se pergunta de imediato como aquilo vai afeta-lo. Gasta mais energia nisso do que celebrando a alegria do parceiro. Desafie a si mesmo a ser focado no outro e não em si.


· Mesmo quando você estiver percebendo algo negativo na notícia que lhe está sendo dada, tente não apontar os pontos negativos ou riscos naquele momento, pois isso implica em roubar a alegria do momento. Faça isso depois. É como um brainstorming, tem o momento de colocar a idéia para fora e o momento de julgar.


· Preste atenção na comunicação não-verbal. Não adianta somente falar com a boca. Seu corpo também fala.


· Se vire na direção da pessoa.


· Olhe nos olhos dela.


· Faça perguntas. Porque incrível que pareça é a principal arma de uma resposta construtiva e do engajamento em conversas. Perguntas acendem a fogueira da conversa.


· Empreste-se à outra pessoa por um momento.


· Sorria.


· Ouça com atenção plena e empatia.


· Pense em comentários e respostas alta astral.


· Se você não conseguir ser positivo sobre o assunto, seja construtiva pelo menos. Se tiver dúvidas e preocupações, não seja negativo. Tente ser construtivo e cuidadoso.


· Mesmo que o assunto não lhe interesse, faça um esforço e demonstre o mínimo de interesse através de alguma pergunta.



38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br