Como combater o tédio e ainda aproveitar o período de quarentena

Atualizado: Jun 22

Hoje eu vou dar algumas dicas para todos que que precisarão passar as próximas semanas dentro de casa em quarentena. Para muitas pessoas isso é um grande desafio, seja pelo tédio, seja pela preocupação com o futuro, seja pela ausência de contato social e em alguns casos até pelo stress do relacionamento com a família 24 horas por dia.


O primeiro conselho que eu dou é para que você tenha paz de espírito. Preocupações todos nós teremos, mas a sensação de que nada do que está acontecendo é culpa sua ajuda muito nesses momentos. Isso é algo muito maior do que qualquer pessoa ou empresa, inédito na história da humanidade.


Outra coisa importante é entender que ninguém sabe o que vai acontecer, nem para o bem e nem para o mal. Não está escrito em lugar nenhum Estamos todos assustados, e com muita razão, mas sofrer pelo o que não sabemos se vai acontecer ou não, não é o melhor caminho. Da mesma maneira que ninguém poderia prever a pandemia do coronavírus, ninguém no planeta consegue prever o que vai acontecer em sua cidade, bairro e família. Pode ser muito ruim, mas pode ser que não. Pode surgir algum tratamento, pode ser que não. Pode durar meses, pode ser que não.


Também é importante colocar em perspectiva que tudo na vida passa. O importante é preservar a sua saúde, mais do que tudo, pois o resto se ajeita. E a experiência é muito clara de que quase sempre as coisas acontecem de uma maneira melhor do que temíamos, e que mesmo quando o pior acontece conseguimos lidar de uma maneira melhor do que pensávamos ser capazes.


Tendo dito isso, vamos às minhas dicas para quem quer passar da melhor maneira possível esse período de quarentena.


O primeiro ponto é você escolher como quer passar esse período. Existem três grandes alternativas, que não são excludentes.


Algumas pessoas podem aproveitar para não fazer nada, ver televisão, séries e recarregar as baterias. Na verdade, até acho que muitas pessoas vão começar por aí, mas com o passar do tempo o tédio certamente chegará.


Outro caminho é o de se reconectar com a família, especialmente aqueles que têm uma agenda muito cheia.


E a terceira opção, que é a minha preferida, é aproveitar para fazer tudo aquilo que sempre quisemos, mas que nunca tínhamos tempo.


Felizmente, vivemos em uma era que torna isso possível, com toda essa tecnologia disponível. Imagine como seria uma quarentena dessa em um mundo sem energia, sem internet, sem TV, sem computadores e smartphones...


Também pode ser momento para dar uma pivotada em sua vida, aprendendo novas habilidades ou uma nova profissão. Felizmente isso está ao nosso alcance hoje em dia e o que faltava era apenas tempo e a dificuldade de compatibilizar com nosso dia a dia corrido.


Algumas pessoas podem aproveitar para aprender a desenhar, outras a melhorar o inglês no Duolingo, a programar, a tocar violão, Customer success, marketing de conteúdo, data analysis e tantas outras coisas mais que podem ser aprendidas online hoje em dia.


O principal é você se perguntar sobre o que você tem realmente interesse e se dedicar a isso.


É importante entender que você deve preencher o tempo, senão ele vai se encarregar de fazer isso por você.


Também é preciso que seus filhos entendam que eles não estão de férias, mais sim se quarentena. É importante que eles mantenham uma rotina de estudos, pois quando a as aulas voltarem certamente as reposições não terão a mesma qualidade das aulas normais.


Evite ficar o dia todo assistindo ou lendo notícias sobre o coronavírus. Faça somente o suficiente para ficar por dentro das notícias, mas a overdose não faz bem para o seu estado de espírito.


Fora essas orientações mais conceituais, listo algumas opções mais práticas do que fazer nesse período:

1. Faça vídeo conferências diárias ou frequentes com sua família e amigos. Para isso use o Zoom ou o Whereby.


2. Faça desafios com sua família, amigos e colegas de trabalho. Pode ser quem vai perder mais peso ou quem vai aprender determinada habilidade em determinado período, por exemplo.


3. E falando em peso, a quarentena é uma grande oportunidade de fazer um regime dentro de um ambiente controlado, com você podendo escolher o que vai comer, sem tentações e viagens.


4. Faça exercícios todos os dias. O que não falta hoje é aplicativo e programas online para lhe orientar. Até mesmo personal trainers online são muito fáceis de encotrar hoje em dia.


5. Faça festas virtuais com seus amigos. O aplicativo House Party pode ajudar nisso.


6. Celebre o aniversário de parentes e amigos por vídeo.


7. Se você tem crianças em casa, dê uma olhada nessa lista gigante de coisas para fazer com elas (em inglês): https://docs.google.com/document/u/2/d/1o6kEgCKLn3cyIm2hehhhSTIk7yRTd0C3zx49JS4wwCI/mobilebasic


8. Faça o teste VIA Strenghts para saber quais são suas principais forças de caráter ( em inglês): https://www.viacharacter.org/.


9. Entre em contato com pessoas que você estima, mas de quem você anda afastado.


10. Faça um curso online em alguma faculdade ou em aplicativos como Udemy e Coursera. Tem de tudo lá.


11. Faça um diário da quarentena.


12. Assista filmes clássicos. Comece pela lista de filmes que foram indicados ao Oscar (Veja a lista aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vencedores_dos_%C3%93scares_por_ano).

No aplicativo Just Watch você poderá verificar onde pode assistir qualquer filme: https://www.justwatch.com/br.


13. O You Tube é um tesouro de informações e ensinamento. Tem de tudo lá.


14. Aproveite para organizar seu álbum de fotos do celular. O Google Fotos é ideal para isso.


15. Aproveite para digitalizar suas fotos antigas. Para isso indico o aplicativo Photoscan.


16. Ouça os podcasts da Matx Academy nos principais canais, como Apple e Spotify. Segue o link do Spotify: https://open.spotify.com/show/4rB11lFmURqxjUtdQVuNKS


17. No site da Matx Academy você vai encontrar dezenas de dicas de livros, filmes, séries, podcasts, vídeos e citações. Aqui está o link: https://www.matx.com.br/ficaadica.


18. Dê uma olhada no blog “Para reflexão” da Matx com vários textos que escrevi ao longo dos últimos meses: https://www.matx.com.br/parareflexao


19. Defina metas para os próximos doze meses e para os próximos dez anos. Isso dará outra perspectiva para sua vida.


20. Aproveite para ler muito, sejam livros, sejam artigos na internet.


21. Comece a meditar. Não faltam bons aplicativos e canais de you tube.


22. Aproveite para dar uma baixa na lista de tarefas e fazer tudo o que não estava conseguindo fazer.


23. Faça playlists no Spotify.


24. Explore novas músicas e artistas, no Brasil e no resto do mundo.


25. Organize a sua casa.


26. Jogue jogos de tabuleiro e de cartas com sua família.


27. Aproveite para desenvolver novos hábitos. Existem diversos aplicativos que podem lhe ajudar, como o Habitify, por exemplo.


28. Assista Lives. Elas estão se multiplicado e você terá a oportunidade de assistir as principais autoridades e profissionais do seu setor durante esse período, afinal eles também estão em quarentena.

Acho que fazendo algumas dessas coisas, você aproveitará bastante o tempo em que passará em casa, tornando-o mais produtivo e útil, priorizando as coisas que realmente lhe são caras e importantes, ao mesmo tempo descansando e produzindo.


Mãos à obra.




0 visualização

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br