Como conquistar a confiança do seu chefe?

Atualizado: Jun 22

Eu nunca tive chefe. Desde que sai da faculdade já montei meu próprio negócio e já tive milhares de funcionários. Já trabalhei com muita gente boa, e outras nem tanto. Para mim o maior desafio de um gestor é formar seu time com pessoas competentes, comprometidas e de confiança. E aqui eu quero destacar o item confiança. Depois de algumas experiências que tive onde alguns colaboradores não conseguiram conquistar minha confiança, refleti a respeito do que tinha acontecido e encontrei alguns pontos em comum, que divido com vocês. No final é basicamente um manual sobre como conquistar a confiança do seu chefe, um verdadeiro mapa da mina.


Para começar, é preciso deixar claro que existem dois tipos de chefes: os que gostam de puxa-saco e os que não gostam. Eu não gosto. Portanto, não aplique essas técnicas com chefes que gostam de puxa-saco. Se esse for o seu caso, aplique exatamente o inverso do que prego e certamente terá sucesso.

O primeiro ingrediente é você pensar como dono e não como funcionário. Tá, isso é batido, mas é tão importante e pouco valorizado na prática, que faço questão de realçar aqui.


Pensar como dono significa seguir a agenda (interesses) da empresa, ou do chefe, e não a sua. Se você quer crescer na carreira profissional você precisa agir dessa maneira.

Nunca diga para o seu chefe que está tudo bem sem estar. Seja sempre o primeiro a dar a má notícia. Seu cargo é de confiança e, se seu chefe souber que você está escondendo algo de errado ou que está dourando a pílula, a confiança nele em você será quebrada.


O chefe está delegando para você a tomada de decisões no lugar dele. Portanto, é fundamental que, ao avaliar suas decisões, ele conclua que na maioria das vezes ele tomaria a mesma decisão. Esse é o fator mais importante para ele delegar tarefas e funções para você.


Porém, por outro lado, ninguém gosta de super-homem infalível. E ninguém confia em quem diz que nunca erra. Portanto, fale para o seu chefe sobre suas falhas e dúvidas. Nada conquistará a confiança do seu chefe mais rápido do que isso.

Importante, obviamente, que se presume que você acerte mais do que erre e seus erros não sejam de grande proporção. Mas mesmo nesses casos, seu chefe acabará sabendo e você terá não só a competência, mas também a confiança, questionada.


Avalie se existe um “fit” cultural e visão do mundo compatíveis com seu chefe. Não adianta insistir caso não existam. Não vai rolar química nem confiança nesses casos.

Adquira o respeito falando o que pensa, se posicionando e defendendo sua opinião mesmo, e principalmente, ao discordar do seu chefe.


Não gostou de algo que seu chefe fez ou disse com você. Dê o feedback o mais rápido possível.


No final, essas dicas e técnicas podem ser aplicadas não só para conquistar a confiança de chefes, mas também para qualquer relacionamento, seja profissional, seja pessoal. Espero que sejam úteis para você. 😉


23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

ADIT: reinvenção

A partir de 2011 e 2012 a ADIT iniciou definitivamente uma nova fase. Mais do que se adaptar, foi preciso se reinventar. O mundo que tinha gerado a ADIT tinha deixado de existir. O mercado internacion

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br