Esqueça as glórias do passado

Atualizado: 22 de Jun de 2020

Certamente você já conversou com alguma pessoa mais velha que sempre falava sobre suas estórias do passado. Obviamente que, como as estórias são as mesmas, essas pessoas são muito repetitivas, sempre falando das mesmas coisas.

Percebi que esse fenômeno é ainda maior entre as pessoas que viveram glórias em seu passado, grandes conquistas, altos cargos públicos, foram autoridades e conviveram com grandes homens.

É como se eles se confundissem com o cargo que ocuparam ou com algo que realizaram. Como se só tivesse espaço para apenas uma identidade em suas vidas.

A impressão que passa é que a vida acabou para eles, como se não houvesse futuro, mas apenas passado.

Eu tomei a decisão de não ser assim. Eu tomei a decisão de não viver de “glórias” do passado. Eu tomei a decisão de ter um futuro, independentemente da minha idade. Eu tomei a decisão de me reinventar sempre. Eu tomei a decisão de ter várias personas e não apenas uma marcada por algo específico.

Para mim, o grande teste foi a saída da ADIT após 13 anos de fundá-la e vê-la se transformar em uma entidade respeitada nacional e internacionalmente. Tive a oportunidade de construir muita coisa, conviver com grandes profissionais e autoridades, deixar um legado para os mercados imobiliário e turístico, mas resolvi que não iria ficar preso no passado e que ainda iria construir muitas novas identidades para mim. Serei uma pessoa muito diferente daqui a algumas décadas e espero ter muitas outras estórias para contar além daquelas da ADIT.

Como primeiro passo nessa jornada, além de manter minhas atividades principais no ILOA Resort, fundei a Matx Academy, algo muito alinhado com meus interesses, paixões e propósitos. Não tenho dúvidas de que posso não ter sucesso externo, mas serei uma pessoa muito realizada e feliz, que é a melhor métrica de sucesso que pode existir.

E é interessante como já posso ver a visão das pessoas sobre mim, e a minha mesmo sobre mim, mudando. Se antes eu era o Felipe Cavalcante da ADIT, hoje já passo a ser chamado e reconhecido em vários ambientes como o Felipe Cavalcante da Matx.

Acredito que essa é uma mentalidade que está ao alcance de qualquer pessoa, mas que tem como ingrediente básico a pessoa entender que todos podemos construir um futuro e que se você está lendo esse texto ainda não cruzou a linha de chegada.




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reflexões sobre o sucesso

Durante a maior parte da minha vida eu achei que sucesso estava relacionado aos negócios e à grana. Só recentemente comecei a entender e incorporar o conceito de que a vida de qualquer um de nós é rep

Um manual para ajudar você a lidar com crises

“Nunca desperdice uma boa crise. ” - Winston Churchill Sempre me chamou atenção o fato de que as crises são uma constante em nossas vidas e na humanidade, mas aparentemente não existe uma maneira únic

Minha experiência com a COVID

No primeiro dia apareceu uma pequena coceira na garganta. Muito incipiente e distante. Esse é o típico momento onde a gente fica sem saber se tem alguma coisa ou se é paranoia. Era muito leve e fiquei