Quando o fracasso se torna sucesso

Atualizado: Jun 22


O fracasso abate. O sucesso anima.


O fracasso é derrota. O sucesso é vitória.


Mas não precisa ser assim, afinal o sucesso e o fracasso são dois lados da mesma moeda.


Como tudo na vida, depende de como processamos eles em nossa mente, de como encaramos e lidamos com nossos pensamentos em relação ao sucesso e ao fracasso. Reagimos de maneira diferente a eles. É natural, tanto pela carga cultural, quando pelas expectativas envolvidas.


Uma das razões é que focamos muito no resultado final e muito pouco no processo e nos aprendizados que temos. O resultado é apenas um componente, mas não precisa ser o componente definidor do sucesso ou do fracasso. Afinal de contas, quantas vezes o sucesso ou o fracasso se dão por fatores externos e por acasos da vida?


Já faz muito tempo que percebi que o fracasso de hoje pode se tornar a fundação para o sucesso de amanhã, que o que parece ruim hoje acaba nos levando a rumos muito melhores em nossas vidas. E da mesma maneira, o sucesso de hoje pode se tornar algo ruim no futuro, algumas vezes muito ruim.


A grande lição a se tirar é que nossos sucessos e fracassos nos tornam quem somos, vão nos moldando. Somos hoje a soma de tudo o que aconteceu conosco no passado. As coisas são o que são e simplesmente não adianta ficar lamentando.


Outro dia estava lendo um texto da Julia Counselor que tem tudo a ver com essa minha visão de mundo. Ela mostra as coisas que devemos valorizar e ficar orgulhosos não somente no sucesso, mas também no fracasso. E surpresa! São as mesmas coisas! Vejam vocês:

O que fazer após ter tido um sucesso

Orgulhe-se de ter a coragem de correr um risco

Observe o quanto você cresceu ao longo do caminho

Reconheça-se por todo o esforço que você fez

Reflita sobre tudo que você aprendeu no processo

Seja grato pela oportunidade de experimentar coisas novas

O que fazer após ter tido um fracasso

Orgulhe-se de ter a coragem de correr um risco

Observe o quanto você cresceu ao longo do caminho

Reconheça-se por todo o esforço que você fez

Reflita sobre tudo que você aprendeu no processo

Seja grato pela oportunidade de experimentar coisas novas

Celebre por explorar além da zona de conforto e recusar-se a jogar de forma segura

Ou seja, não devemos nos abater quando fracassamos, mas encarar os fracassos como aprendizados, experiências de vida que nos conduzirão para nosso destino. Devemos ficar orgulhosos por termos tentados, tirar lições e entender que algo de bom sempre fica, que nós crescemos como pessoas e isso tudo estará nos preparando para novos desafios no futuro.


Após fracassar algumas pessoas lamentam, choram, entram em depressão, se depreciam, acham culpados, se culpam, se punem e de definem como fracassados. Até dá para entender, mas esse não só não é o único caminho, como é o pior caminho. O melhor que você tem a fazer é escolher como reagir ao fracasso, e escolher defini-lo como um aprendizado e não como uma derrota.




0 visualização

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br