Quem tem os maiores problemas: os poderosos ou os cidadãos comuns?

Atualizado: Jun 22

Esta semana li alguém falando que o Marck Zuckeberg tinha muitos problemas por ser tão rico e poderoso e que ser uma pessoa normal seria algo subavaliado, pois elas não teriam tantos problemas.


Apesar de concordar que quanto mais alto uma pessoa sobe, maior a dimensão dos problemas com que elas lidam, discordo que o grau de dificuldade de lidar com eles seja maior do que os das pessoas comuns.


O primeiro ponto é que conforme uma pessoa vai crescendo na vida, ela simplesmente passa por um processo de superação de desafios e de aprendizagem de como lidar com os problemas. Problemas que ontem eram um desafio e causavam muito stress e insegurança, passam a ser banais e a pessoa já sabe como lidar com eles quando acontecem novamente.


É como um atleta ou músico de alto nível. O grau de dificuldade de suas performances é muito maior do que o de atletas e músicos amadores, mas eles já transformaram os desafios do passado em hábitos que já não apresentam desafios para eles. Seus desafios passam ser outros, sempre de acordo com suas habilidades naquele estágio em que se encontram.


Assim, o que antes era difícil, passa a ser fácil. A pessoa adquire experiência e já sabe como lidar com a situação, o que é fundamental, pois boa parte do stress para qualquer um de nós é não saber como lidar com um problema, ficar em dúvida sobre qual caminho seguir ou saber quais serão as consequências de sua decisão.


Conforme as pessoas vão mudando de nível e mais alto vão chegando do topo do mundo corporativo, mais recursos temos para lidar com problemas, como equipe capacitadas, disponibilidade financeira e processos organizados.


Com a abundância de recursos que uma pessoa como Zuckeberg possui, ele pode se dedicar a pensar no futuro, delinear estratégias e melhorar a operação da empresa. Sempre haverão crises e problemas pelas quais ele passará, mas ele tem o nível de experiência e a capacidade suficientes para ultrapassá-las, até porque se não tiver, ele não merece estar na posição em que está e a empresa sofrerá as consequências.


Para mim, a vida de todo mundo é difícil, com cada um vivendo seus problemas, com alguns superando-os e outros não. Um adolescente acha que não pode haver nada mais desafiador do que passar numa prova ou nenhuma catástrofe maior do que o fim do seu namoro. Um pequeno empresário está sempre com sua sobrevivência em risco, tendo que trabalhar 14 horas por dia e sem finais de semana e feriados.


Eu mesmo lembro do início da minha atividade empresarial, quando eu suava e tremia diante da perspectiva de emitir um Nota Fiscal ou de não esquecer todos os documentos de uma licitação. O medo de errar era enorme.


Hoje fico rindo e desejando que esses fossem todos os meus problemas.




0 visualização

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br