© 2020, Matx Academy

Search
  • Felipe Cavalcanti

Quer ser famoso? Leia esse texto antes.

“Fama é prisão. ” - Lady Gaga.


Recentemente eu me deparei com essa frase da Lady Gaga. Ela sintetiza tudo o que penso sobre a fama. Lembro de quando primeiro me deparei, a muito tempo atrás, com o conceito de que fama e sucesso são coisas distintas. Podem parecer coisas iguais, mas não são. Enquanto ser famoso é ser uma celebridade, uma figura pública, ter sucesso é obter êxito em algo.


Uma pessoa pode ter sucesso em seu campo profissional, no amor, na vida familiar, na criação dos filhos, ao deixar um legado, ao ajudar as pessoas e com seu eu interior. Para efeito desse texto, nosso foco será o sucesso profissional.


A grande maioria dos tipos de sucesso ficam restritos ao campo de atuação profissional da pessoa, através do reconhecimento de seus pares quanto às suas realizações e conquistas. O sucesso geralmente não é seguido de fama. Porém, algumas vezes isso acontece e a pessoa transcende seu campo de atuação e se torna famoso.

É aí que as coisas começam a complicar.


Muitas pessoas anseiam pela fama. Outros nunca a procuram, mas a encontram. Mas o fato é que somente quando a obtém é que começam a pensar a respeito e a se deparar com seu lado negativo. E tem muita coisa negativa que acompanha a fama.


O primeiro ponto negativo é que realmente a fama é uma prisão. A pessoa famosa não tem liberdade para fazer o que quer e quando quiser, de ir e vir. O mundo corre lá fora, enquanto os famosos não podem acessa-lo, ficando restrito apenas a seus enclaves.

O famoso não pode caminhar livremente, passear com os filhos, fazer compras, ir a bares, restaurantes, cinemas ou à praia. Bem, até que pode, mas sem privacidade, correndo o risco de ser importunado, assediado ou até de sofrer ameaças físicas.

Mesmo quando nada disso acontece, o famoso está sempre sendo julgado e analisado em cada atitude e movimento. O interesse que atrai é magnético e por mais que as pessoas até respeitem seu espaço sempre estarão observando-o e avaliando as suas atitudes.


Tenho um amigo que recentemente descobriu isso. Pessoa do bem, querida por todos, mas que se tornou famoso, uma figura pública. Ele estava tendo muita dificuldade em lidar com isso. Me mostrava fotos e mensagens em grupos de whats app e mídias sociais dele deixando os filhos na escola, de comentários sobre seu carro, dele no shopping e muito mais.


Outro ponto negativo da fama é a ditadura da simpatia. O famoso é proibido de estar em um dia ruim, de mal humor, cansado, atrasado ou triste. As pessoas esperam deles atenção e sorrisos em qualquer momento. Um horror.


Pior ainda quando a fama vem de algo negativo. É só ver o que acontece com políticos e juízes impopulares. Eles não podem andar de avião, nem frequentar locais público sob o grave risco de sofrer, não só assédio moral, mas até alguma agressão física.


Se nada disso lhe convenceu de que ser famoso não é uma boa idéia, acho que os argumentos abaixo acabarão com suas dúvidas:


· Relacionamentos familiares disfuncionais.

· “Amigos” com segundas intenções.

· Namoros por interesse ou até para promoção pessoal.

· Solidão.

· Stalkers perseguindo e importunando de forma insistente e obsessiva.

· As ameaças de morte são uma constante e, infelizmente, existem muitos casos onde deixarão de ser apenas ameaças.

· Possibilidade de sequestro.

· Assédio direcionado aos seus familiares.

· As tentativas de extorsão viram rotina.

· Mensagens desesperadas de pessoas pedindo ajuda.

· Invasão de privacidade.

· Roubo de identidade.

· Ataques da mídia e clickbait.


Depois desse cenário apocalíptico, peço a você que se conhece alguém que quer ser famoso, mostre esse texto a ele, especialmente aos jovens. É direito de cada pessoa fazer o que quiser com a sua vida. Mas é fundamental que tenha acesso à informação sobre suas consequências.


E caso a pessoa ainda assim insista em se tornar famosa, lembre a ela que ser rico tem praticamente todos os benefícios de ser famoso, com menos pontos negativos. Ou então, sugira que a pessoa tenha como objetivo tornar seu nome famoso, e não seu rosto.


Ter sucesso no que realmente importa para você é muito mais importante do que ser famoso e leva a uma vida muito mais gratificante. Por isso, prego: sucesso sim, fama não.

59 views