Reflexões sobre o sucesso

Durante a maior parte da minha vida eu achei que sucesso estava relacionado aos negócios e à grana. Só recentemente comecei a entender e incorporar o conceito de que a vida de qualquer um de nós é repleta de várias facetas e personas e que podemos ter sucesso em algumas e em outras não.


Além disso, o sucesso dificilmente é permanente. Nossa vida é um vídeo e não uma foto. O equilíbrio que leva ao sucesso em determinado momento de nossa vida é sempre frágil e o que hoje é sucesso pode tranquilamente se tornar um fracasso no futuro e vice-versa.


Também aprendi que a visão de sucesso é na maioria das vezes imposto pela sociedade às pessoas, atrelado a status e condição financeira. É assim que as pessoas medem o sucesso dos outros. Ninguém mede o sucesso alheio pela sua saúde, pelos filhos fantásticos que criou, pela família harmoniosa, por conseguir sobreviver fazendo o que gosta, por ajudar a quem precisa, por criar algo belo ou por possuir plenitude e paz de espírito.


O oposto também é verdade. Eu estava conversando com um grande amigo sobre meus fracassos e dificuldades quando ele falou da imagem que eu tinha perante as pessoas, como alguém de extremo sucesso, com várias conquistas profissionais, conhecido e admirado em todo o Brasil e também no exterior. Ele listou uma série de pessoas que dariam tudo para ter a vida que eu tenho, mesmo com meus fracassos.


Mais recentemente precisei encerrar as atividades de uma empresa a qual me dediquei por anos, um projeto de vida que não deu certo. Foi engraçado como as pessoas sempre se dirigem a mim lamentando, achando que eu estava arrasado ou até mesmo deprimido. Mas o fato é que eu tentei até onde deu. Na verdade, tentei mais do que deveria e esse foi meu principal erro.


Assim, quando o inevitável preponderou eu não tinha nada a lamentar e me arrepender, pois a máxima é verdadeira e só lamentamos pelo o que não fizemos. Coloquei toda a minha energia para dar certo, mas infelizmente não deu. A hora era de virar a página e eu estou tranquilo quanto a isso.


Eu não estou tranquilo em relação às repercussões e a tudo aquilo que atinge outras pessoas, mas em relação a mim tinha a consciência tranquila de quem tentou ao máximo.


Por outro lado, quando analisava a minha vida como um todo, eu estava cheio de sucessos. Mais importante do que isso, de sucessos que eu considero realmente importantes: uma família harmoniosa e feliz, uma boa saúde, perdendo peso e malhando, desenvolvendo atividades que adoro, como a produção da newsletter Fica a dica, do Blog Para reflexão, do podcast Além da curva, a coordenação do Movimento Somos Cidade, e a própria fundação da ADIT, que impactou positivamente tanta gente.


Foi pensando nisso tudo, o peso excessivo que as pessoas dão ao sucesso financeiro e profissional e às diversas dimensões do sucesso em nossas vidas, que resolvi escrever um pouco sobre o assunto e dividir algumas reflexões com vocês. Vamos a elas:


· Defina o que é sucesso para você e organize a sua vida em torno disso. Não deixe os outros definirem o que é sucesso para você. Sucesso de verdade é quando paramos de nos preocupar com a definição das outras pessoas sobre o nosso sucesso.


· O fracasso não é o oposto do sucesso. O fracasso é o sucesso em andamento, é uma etapa do sucesso.


· Pessoas bem-sucedidas profissionalmente são obsessivas e focadas no que fazem, quase paranoicas.


· A importância da sorte no sucesso é subdimensionada.


· Conheço uma enormidade de pessoas que tiveram sucesso por um triz e conseguiram resolver seus problemas aos 48 minutos do segundo tempo. 100% dos empreendedores de sucesso se encaixam nesse perfil.


· Ninguém fala da importância da iniciativa e atitude no sucesso. Para mim é de longe o principal fator que leva uma pessoa a ter sucesso na vida, muito mais importante do que inteligência ou berço.


· Junto com iniciativa e atitude, o mais importante para uma pessoa navegar pelas águas turbulentas da vida é a inteligência emocional. Quase impossível chegar lá sem ela.


· Tem gente que procura o sucesso rápido, da noite para o dia. O problema é que esse tipo de sucesso leva anos para acontecer...


· Para se ter sucesso em qualquer esfera de nossa vida devemos desenvolver a habilidade de ter conversas chatas e difíceis e sermos capazes de encarar de frentes os problemas.


· Tem muita gente que acha que o seu sucesso se deve aos seus talentos e esforços e os seus fracassos às circunstâncias e a terceiros. Não seja uma dessas pessoas.


· Quem tem mais chance de ter sucesso é quem lida melhor com os seus fracassos e encara eles como temporários e fontes de aprendizado. Suas respostas aos fracassos é que dirão se você terá sucesso.


· As pessoas não alcançam sucesso apesar das dificuldades, mas por causa delas.

· Acho as histórias de sucesso muito sobrevalorizadas e as de fracasso pouco valorizadas.


· O mundo está repleto de pessoas que supostamente não deveriam ter sucesso, mas tiveram. Esses são os casos de sucesso mais celebrados.


· Tenha mais aspirações e menos expectativas.


· Você nunca ouviu falar da grande maioria das pessoas de sucesso. Elas preferem dessa maneira.


· Ninguém alcança o sucesso trabalhando das 9h às 17h.


· Não ache que o sucesso vai lhe deixar feliz.


· Para aumentar as chances de ter sucesso foque em resolver os problemas e não em reclamar deles.


· Não há como ter sucesso sem assumir a responsabilidade pelo o que acontece em sua vida. Colocar a culpa nos outros é um forte indício de que você não chegará lá.


· Faça o seu melhor, mas aceite o fato de que a maioria das coisas está fora do seu controle.


· Você pode falhar várias vezes, mas só precisa ter apenas um sucesso. Não deixe o fracasso ser final.


· Ajude os outros a ter sucesso.


· Sucesso e foco andam juntos. Tenha obsessão por uma idéia ou projeto, trabalhe incessantemente nos detalhes e na operação. Não há outro caminho. Diversificação é para quando você já tiver obtido sucesso.


· Se não tiver brilho nos olhos e gostar do que faz a chance de obter sucesso é mínima.

· Sucesso tem menos a ver com talento do que com sua aplicação.


· Pensar muito não leva ao sucesso. É preciso agir.


· Você vai ser bem-sucedido quando não precisar ter de dizer sim porque se sente obrigado.


· Quanto maior o sucesso, menos tem a ver com apenas uma coisa.


· Apesar do papel da sorte no sucesso, ajude a si mesmo através do seu esforço, estratégias e equilíbrio emocional.


· O fracasso pode liberar você.



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um manual para ajudar você a lidar com crises

“Nunca desperdice uma boa crise. ” - Winston Churchill Sempre me chamou atenção o fato de que as crises são uma constante em nossas vidas e na humanidade, mas aparentemente não existe uma maneira únic

Minha experiência com a COVID

No primeiro dia apareceu uma pequena coceira na garganta. Muito incipiente e distante. Esse é o típico momento onde a gente fica sem saber se tem alguma coisa ou se é paranoia. Era muito leve e fiquei

20 dicas para encarar 2021

1. Não se acostume com o que lhe faz mal. 2. Não seja o tipo de pessoa que demora para iniciar e é rápido para desistir. 3. Não valorize vencer. Valorize melhorar. 4. Comece a construir o seu sonho, m

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br