Uma explicação sobre ideologias, polarização e extremismos

Em momentos de polarização política, achei fantástico esse texto do @DecisionAcademy sobre como uma ideologia começa e com o passar do tempo torna as pessoas cada vez mais extremistas. Pessoas que se acham boas acabam se tornando más e fazendo mal ao mundo. Poucas vezes vi algo tão objetivo refletir a realidade.


1. Comece a pensar que uma ideologia de que você goste, que contém benefícios genuínos, verdades e elementos morais positivos, pode ser a única perspectiva válida.


2. Cerque-se de crentes até estar convencido de que sua visão é comum e normal. Isso pode ser ainda mais estabelecido pelas mídias sociais insulares e pelas fontes de notícias que você segue.


3. Ignore suas próprias dúvidas para que você possa se encaixar melhor. Junte-se à punição (e eventualmente ao ostracismo) dos pares que duvidam demais. Puna um pouco mais severamente do que você acha que é justo, para provar inequivocamente que você está do lado certo.


4. Uma vez que desafiar a ideologia é punido, os membros do grupo fingem acreditar mais do que realmente acreditam, dando a sensação de que quase todos os outros não têm dúvidas, em um ciclo de auto reforço.


5. Suponha que, uma vez que sua visão é obviamente correta, normal e moralmente boa, aqueles que se opõem fortemente a sua visão são pessoas "más".


6. Já que seu grupo é "bom" e eles são "maus", você conclui que os "mocinhos" devem tentar destruí-los (figurativamente, ou em casos extremos, literalmente).


7. Mas como você pode saber quais pessoas ameaçam sua ideologia moralmente correta? Quando você encontra pessoas que têm essas crenças "ruins", sabe que essas pessoas têm uma ideologia ruim e imoral e, portanto, fica menos preocupado em tratá-las com humanidade.


8. Até mesmo passar muito tempo com uma dessas pessoas más, ou falar bem dela, é moralmente suspeito. Por que você faria isso se não fosse ruim também?


9. Infelizmente, neste ponto, algumas crenças verdadeiras foram acidentalmente colocadas no lado "ruim" da linha divisória boa / má. Agora, existem coisas verdadeiras nas quais você se torna uma "pessoa má" por acreditar.


10. Por causa disso, você e seu grupo devem evitar olhar a realidade muito de perto, para não se tornarem maus também.


11. Se você começar a perceber algo verdadeiro em que não tem permissão para acreditar, desvia o olhar rapidamente ou contorce a realidade para fazê-la parecer diferente do que é.


12. Seu grupo se intensifica em auto ilusão e punição de não-crentes, fazendo com que ainda mais pessoas se iludam por medo.


13. Você começa a ensinar às crianças (antes que tenham idade suficiente para pensar por si mesmas) que seu sistema de crenças é o correto, perpetuando o sistema nas gerações futuras.


Parabéns! Você teve sucesso em ser uma boa pessoa que prejudica o mundo. Sua ideologia principalmente boa se consumiu e se tornou mais má do que boa.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Minha experiência com a COVID

No primeiro dia apareceu uma pequena coceira na garganta. Muito incipiente e distante. Esse é o típico momento onde a gente fica sem saber se tem alguma coisa ou se é paranoia. Era muito leve e fiquei

20 dicas para encarar 2021

1. Não se acostume com o que lhe faz mal. 2. Não seja o tipo de pessoa que demora para iniciar e é rápido para desistir. 3. Não valorize vencer. Valorize melhorar. 4. Comece a construir o seu sonho, m

© 2020, Matx Academy | E-mail: marketing@matx.com.br